REDAÇÃO CENTRAL, 20 de dez de 2017 às 05:00
Moisés Pastora é um jornalista nicaraguense que construiu um dos maiores presépios de seu país como um gesto de agradecimento a Deus por “esse presente imenso que representa o Menino Deus”.
Desde 1990, Pastora inaugura o presépio no dia 12 de dezembro e, a cada anos, cerca de 8 mil pessoas o visitam. Atualmente, tem mais de duas mil peças, está sobre uma superfície de 50 metros quadrados e representa o nascimento de Cristo assim como a fuga da Sagrada Família para o Egito.
Em declarações ao jornal ‘La Prensa Nicaragua’, Moisés disse que quando era criança, participava da arrumação do presépio junto com sua família e pensava: “quando for grande, farei o meu”. “Mas, jamais imaginei que seria assim”.
Moisés Absalón Pastora listo con tradicional Nacimiento https://t.co/NX6ez10vRa pic.twitter.com/OJlAfRccE1
— TN8 Nicaragua (@canaltn8) 29 de novembro de 2016
O jornalista nicaraguense instala este presépio dois meses antes de dezembro e a cada ano acrescenta novas figuras. A peça mais antiga tem 164 anos e representa o Menino Jesus.
A esposa de Moisés, Saraí Medrano, também expressou palavras de elogio. “Para mim, é um trabalho admirável o que meu esposo realizada ano após ano, porque vejo a entrega e o amor com o que o realiza. É uma obra cheia de amor, é uma evangelização para o povo nicaraguense e para os que vêm de fora”, expressou ao jornal ‘El 19 Digital’.
“Tentamos despertar em cada cidadão o amor, o agradecimento pela vida de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos permite estar neste mundo desfrutando do que nos dá dia a dia”, manifestou Saraí.
Por sua parte, Moisés Pastora disse ao mesmo jornal que inaugura o presépio no dia 12 de dezembro porque representa a “conclusão das festas marianas e o início das natalinas”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Abro as portas ao público, a todos os nicaraguenses e aos estrangeiros de boa-vontade, para que venham contemplar seja de um ponto de vista artístico, seja de um ponto de vista religioso e de fé, este ato devocional de agradecimento ao Criador por ter nos dado há mais de dois mil anos aquele que mudou a humanidade, esse presente imenso que representa o Menino deus”, acrescentou.
O jornalista recordou que, no Natal, “é simplesmente Jesus de Nazaré que está na porta da sua casa, tentando entrar em seu coração e dizendo venho pregar o amor e a reconciliação, o perdão para todos. Em um gesto de boa-vontade, demo-nos a oportunidade para refletir. Este presépio é para isto, para voltar a nascer”.
No ano de 2016, o Arcebispo Emérito de Managua, Cardeal Miguel Obando Bravo, abençoou o presépio feito por Moisés Pastora.
#OrgulloDeMiPaís
— Juventud Presidente (@Jupresidente) 14 de dezembro de 2016
Cardenal Miguel Obando bendice nacimiento de Moisés Absalón Pastorahttps://t.co/xhOUMq8eS1 pic.twitter.com/KVkoZupONA
A casa de Pastora fica localizada na cidade de Managua, na Avenida Reparto Belmonte, número 49. O ingresso é gratuito e o horário de visita é de 17h às 21h. O presépio poderá ser visitado até o dia 6 de janeiro de 2018.
Confira também:
Conheça o maior presépio de areia do mundo https://t.co/VTpVwvY8v6
— ACI Digital (@acidigital) 13 de dezembro de 2017